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[Referências] Teias e viagens, dentro e fora: arte sonora e corpo-relação com Mariana Carvalho e Francisco Lauridsen Jalala

Playlist Sonora #1 na Radio CASo, todas as sextas de junho às 18h: https://centrodeartesonoro.cultura.gob.ar/info/radio-caso/

site (em construção) : www.marianacarvalho.me


grupos e coletivos

  • Sonora – músicas e feminismos

pianismos de borda, piano como lugar de expansão

  • TCC: Explorações de uma relação particular e de expansão com o piano: presença, experimentação e interação. Orientação: Rogério Costa.
  • Tese Chico: Francisco Lauridsen Ribeiro – Esboçamentos de corpossom: a escrita do corpo e a víscera do som

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-16052019-120236/pt-br.php

  • estudo em nylon – linhas de fuga
CMU – USP, São Paulo, 2017.
CASo – Centro de Arte Sonoro de la Casa del Bicentenario, Buenos Aires, 2018.

Residências artísticas:

nylon bites (2018- )

playlist com vídeos:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLgfTAOEH0e4cFlerfTJDz8b_zjIPtT3Lv

Quina Filmes: https://www.facebook.com/quinafilmes/

Exposição Sons de Silício: 

https://sonsdesilicio.files.wordpress.com/2019/07/catalogo-prev-1.pdf

me alimento de voces (2019 – ) [antropofagia, promiscuidade]

Anna Raimondo – New Genders of Listening #2: in conversation with Mariana Carvalho:

promiscuidade, escuta relacional, intimidade: Brandon Labelle – Acoustic Territories – Sound Culture and everyday life, Bloomsbury academic, 2010.

antropofagia: Susan Campos Fonseca no Sonologia 2019:

https://www.susancamposfonseca.net/single-post/2019/04/18/Estudios-sonoros-tecnofeministas

Performance em outubro de 2018, no Espacio Incognita em Broken Toy (colaboração com AADK Spain e suporte de Selu Herraiz): https://espacioincognita.com/

“me alimento de voces/me alimento de vocês

Sólo podemos atender al mundo orecular.
[Manifiesto Antropófago – Oswald de Andrade, 1928]

Entra. Canta en mi boca. Escucha tu sonido procesado por mi cuerpo. Tu voz, tus ruidos y tus silencios, me los como. Los filtro con mi carne, mis huesos y en mi intimidad. Audibilizo todo lo que devoro y digiero, en el mundo orecular. Soy aural y soy oráculo, cúmulo de tus voces. Me alimento de voces. Alimento-me de vocês.”

peça feita com os registros da performance:

Coleção de vozes das quais tenho me alimentado

  • Women’s Improvising Group (2019): https://www.youtube.com/watch?v=G29GL02nJtI
    Maggie Nicols, Charlotte Hug, Caroline Kraabel, Matilda Rolfsson, Sarah Gail Brand, Mariá Portugal, Joana Queiroz, bella, Nanati Francischini, Mariana Carvalho
  • Lílian Campesato e Valéria Bonafé: A conversa enquanto método para emergência da escuta de si

http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/article/view/9651

  • Coletiva Escuta: Biancamaria Binazzi, Mariana Carvalho, Renata Gelamo e Ritamaria
  • Escuta Profunda: Pauline Oliveros e curso com Isabel Nogueira

Pauline Oliveros – Deep Listening: A composer’s sound practice, 2005.

  • Ximena Alarcón

https://www.ximenaalarcon.net/

  • Colegas da cena de música experimental e improvisada: Flora Holderbaum, Ines Terra, Julia Teles, Laura Mello, Leila Monsegur, Marina Mapurunga, Nanati Franciscini, Flavia Goa, Natasha Xavier, 
  • Hermanas latinoamericanas de la escena: Alma Laprida, Ce Pams, Florencia Kurch, Paula Sanchez, Roxana Draks, Paula Sanchez, Viviana Ramos.
  • Companheiras europeias improvisadoras, performers e artistas: Alba Maia, Alesandra Rombolà, Aurora Rodríguez, Beatriz Gijón, Irina Bardoczi, Ioana Nitulescu, Luisa Alvarez Armesto, MAYUHMA, ,Sânziana Dobrovicescu, Yumi Celia
  • Cotiara produtora (Samya Enes, Ana Elisa Mello):

https://www.instagram.com/cotiaraprodutora/

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